data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Entrega de água na Costa da Montanha
Pelo menos 105 famílias de Santa Maria já precisam do abastecimento de água feito pela Defesa Civil. Com a estiagem que atinge a região, a demanda cresceu e já são 57 pontos de abastecimento localizados em nove distritos e quatro bairros. Ao todo, 457 pessoas são beneficiadas com as entregas periódicas feitas por meio de caminhões-pipa.
Estado confirma primeiro caso simultâneo de Covid e H3N2 em um mesmo paciente
Apenas na última segunda-feira, foram entregues 31 mil litros de água potável nos distritos de Passo do Verde, Santo Antão e no Bairro Campestre do Menino Deus. Na terça, houve a distribuição de 13 mil litros de água no distrito de São Valentim. Nesta quarta, está prevista a entrega de água potável nos distritos de Palma e Arroio Grande (Quilombolas) e no Bairro Camobi (Costa da Montanha).
VÍDEO: 2,1 mil famílias em 15 cidades já recebem entrega de água em caminhão-pipa na Região Central
Conforme a prefeitura, os números tendem a aumentar por conta da demanda flutuante relativa à estiagem e ao período de temporada de veraneio no Balneário Passo do Verde, localidade com maior demanda por água potável.
PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
Distritos
- Arroio Grande: 5 pontos (13 famílias)
- Passo do Verde: 13 pontos (47 famílias)
- São Valentim: 9 pontos (9 famílias)
- Santo Antão: 5 pontos (6 famílias)
- Boca do Monte: 2 pontos (2 famílias)
- Palma: 1 ponto (1 família)
- Pains: 4 pontos (5 famílias)
- Arroio do Só: 2 pontos (2 famílias)
- Santa Flora: 1 ponto (1 família)
Bairros
- Camobi: 12 pontos (13 famílias)
- Pé de Plátano: 1 ponto (2 famílias)
- Km 3: 1 ponto (1 família)
- Campestre do Menino Deus: 1 ponto (3 famílias)
Na terça, a Defesa Civil apresentou um diagnóstico ao grupo de trabalho da prefeitura que acompanha a situação da estiagem, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Conforme o chefe de gabinete do prefeito, Alexandre Lima, também serão adotadas medidas de médio a longo prazo, como construção de poço e reservatórios de água em propriedades do interior, com o objetivo de mitigar efeitos da estiagem.
Prefeitura lança licitação para o Castramóvel em Santa Maria
- Viemos acompanhando o diagnóstico desde o ano passado. Um ano que apresentou déficit pluviométrico de até 80% abaixo da média em alguns meses. Segundo a Emater, tivemos prejuízos já no plantio da safra 2021/2022, o que causa um prejuízo estimado em R$ 70 milhões - disse Lima.
TEMPO
De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, janeiro segue em uma condição ruim para o campo e também na questão do abastecimento. Apenas a segunda quinzena do mês pode ter um pouco mais de chuva, porém, insuficiente para reverter as perdas nas lavouras.
- São esperadas chuvas típicas de verão, que caem com intensidade maior em uma região e menos em outra, a exemplo do que ocorreu em Santa Maria nos últimos dias. Fevereiro também tende a repetir a condição climática com chuva irregular - afirma Verardo.
* com informações da assessoria de imprensa da prefeitura