estiagem

Falta de água atinge mais de 100 famílias em Santa Maria

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Entrega de água na Costa da Montanha

Pelo menos 105 famílias de Santa Maria já precisam do abastecimento de água feito pela Defesa Civil. Com a estiagem que atinge a região, a demanda cresceu e já são 57 pontos de abastecimento localizados em nove distritos e quatro bairros. Ao todo, 457 pessoas são beneficiadas com as entregas periódicas feitas por meio de caminhões-pipa.

Estado confirma primeiro caso simultâneo de Covid e H3N2 em um mesmo paciente

Apenas na última segunda-feira, foram entregues 31 mil litros de água potável nos distritos de Passo do Verde, Santo Antão e no Bairro Campestre do Menino Deus. Na terça, houve a distribuição de 13 mil litros de água no distrito de São Valentim. Nesta quarta, está prevista a entrega de água potável nos distritos de Palma e Arroio Grande (Quilombolas) e no Bairro Camobi (Costa da Montanha).

VÍDEO: 2,1 mil famílias em 15 cidades já recebem entrega de água em caminhão-pipa na Região Central

Conforme a prefeitura, os números tendem a aumentar por conta da demanda flutuante relativa à estiagem e ao período de temporada de veraneio no Balneário Passo do Verde, localidade com maior demanda por água potável.

PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

Distritos

  • Arroio Grande: 5 pontos (13 famílias)
  • Passo do Verde: 13 pontos (47 famílias)
  • São Valentim: 9 pontos (9 famílias)
  • Santo Antão: 5 pontos (6 famílias)
  • Boca do Monte: 2 pontos (2 famílias)
  • Palma: 1 ponto (1 família)
  • Pains: 4 pontos (5 famílias)
  • Arroio do Só: 2 pontos (2 famílias)
  • Santa Flora: 1 ponto (1 família)

Bairros

  • Camobi: 12 pontos (13 famílias)
  • Pé de Plátano: 1 ponto (2 famílias)
  • Km 3: 1 ponto (1 família)
  • Campestre do Menino Deus: 1 ponto (3 famílias)

Na terça, a Defesa Civil apresentou um diagnóstico ao grupo de trabalho da prefeitura que acompanha a situação da estiagem, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Conforme o chefe de gabinete do prefeito, Alexandre Lima, também serão adotadas medidas de médio a longo prazo, como construção de poço e reservatórios de água em propriedades do interior, com o objetivo de mitigar efeitos da estiagem.

Prefeitura lança licitação para o Castramóvel em Santa Maria

- Viemos acompanhando o diagnóstico desde o ano passado. Um ano que apresentou déficit pluviométrico de até 80% abaixo da média em alguns meses. Segundo a Emater, tivemos prejuízos já no plantio da safra 2021/2022, o que causa um prejuízo estimado em R$ 70 milhões - disse Lima.

TEMPO

De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, janeiro segue em uma condição ruim para o campo e também na questão do abastecimento. Apenas a segunda quinzena do mês pode ter um pouco mais de chuva, porém, insuficiente para reverter as perdas nas lavouras.

- São esperadas chuvas típicas de verão, que caem com intensidade maior em uma região e menos em outra, a exemplo do que ocorreu em Santa Maria nos últimos dias. Fevereiro também tende a repetir a condição climática com chuva irregular - afirma Verardo. 

* com informações da assessoria de imprensa da prefeitura

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Serviço do castramóvel deve começar a operar em Santa Maria em março deste ano

Próximo

Estado confirma primeiro caso simultâneo de Covid e H3N2 em um mesmo paciente

Geral